NotíciasPublicações, Vídeos, Novidades e Eventos

ANAIS DO CONGRESSO DE NEUSS

Ocorrido na Alemanha Ocidental entre os dias 28 a 30/6/1976, intitulado "Tutela del lavoro e dell´ambiente", na tradução para o italiano. O evento foi presidido por Stephan Schmiedheiny em pessoa, com a participação do Sr. Herman Straub, na condição de representante da Eternit brasileira (vide, na página 73, ao final, na lista de presentes). O objetivo do evento pode ser resumido da seguinte maneira em tradução livre: "Sujou. A opinião pública está nos colocando contra a parede. Precisamos fazer alguma coisa para lidar com os governos, com a imprensa, com os sindicatos e com os trabalhadores.

Vamos elaborar uma história convincente e afinar nosso discurso. Vamos vender a ideia de que é possível implementar o 'uso controlado' do amianto". Logo nas primeiras páginas dos anais, há uma minuciosa descrição das doenças inerentes ao amianto e dos riscos ocupacionais, que dá a entender que o problema já era de amplo conhecimento da Eternit há tempos.

Foi esse o ponto nevrálgico da condenação na Corte de Apelação de Turim, aliado à minuciosa estratégia descrita nas páginas subsequentes para viabilizar a continuidade das operações com o mineral cancerígeno. Há expressa menção, no texto, à instalação de dois "postos de pesquisa" no Brasil, sendo um para atender as fábricas e outro para atender à mineradora SAMA, atualmente de propriedade somente do Grupo Eternit S/A.

Acesse a primeira parte do documento

Acesse a segunda parte do documento