NotíciasPublicações, Vídeos, Novidades e Eventos

III Encontro Nacional de Familiares e Vítimas do Amianto

A recente decisão do STF pelo banimento do amianto nos impõe novos desafios que são a vigilância epidemiológica dos expostos ocupacionais e ambientais, identificação dos adoecidos e o diagnóstico o mais precocemente possível, tratamento, registro junto ao INSS e ao Ministério da Saúde (SINAN) dos casos reconhecidos, eliminação (desamiantização), tratamento e destinação segura dos resíduos, proteção social não só aos doentes e seus familiares como a justa indenização dos afetados, recuperação ambiental dos sítios degradados, em especial os das minerações, entre outros.

Leia mais...

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O AMIANTO E A SAÚDE DO TRABALHADOR

FONTE: Inácio Teixeira/Coperphoto - EDIÇÃO: Inácio Teixeira

Os Deputados estaduais Bira Coroa e Joseildo Gomes PT em suas falas enfatizaram a questão que se refere ao projeto que defendeu o deputado estadual Rosemberg Pinto, de que a Dow Química recebesse o benefício para o uso do amianto por mais 8 anos, o que foi vetado pelo Governador Rui Costa, e que agora está sobre estudo da casa civil e de entidades especializadas para a sua efetivação. Todos pedem o fim do amianto na Bahia e ponderam as possíveis modicações que virão da Casa Civil.

Leia mais...

APÓS CONTAMINAÇÃO POR AMIANTO NA BAHIA, EMPRESAS DEVEM PAGAR R$ 31 MI

A mineradora Sama S/A Minerações Associadas e a multinacional Saint-Gobain do Brasil Produtos Químicos Industriais e para Construção Ltda foram condenadas pela Justiça Federal a pagarem mais de R$ 31 milhões por danos morais coletivos. A sentença, de 9 de abril, determina que o valor seja revertido em favor de projetos culturais, sociais e ambientais para Bom Jesus da Serra, município a 464 km de Salvador.

Leia mais...

DIADEMA PROMOVE CAMPANHA SOBRE USO DE AMIANTO

Na tarde desta quarta-feira (4), o CEREST de Diadema iniciou as atividades da campanha de esclarecimento sobre o uso irregular do amianto. A equipe esteve na UBS Piraporinha para orientar os profissionais da saúde sobre os malefícios do amianto e disponibilizar um material educativo para que seja distribuído nas residências. A campanha envolve palestras até 13 de abril que buscam orientar os profissionais da área da saúde e a população de Diadema.

Leia mais...

София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3