Mais um degrau vencido na caminhada da AVICAFE, ontem (17) esteve na UFBA- Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, em uma reunião de relevante importância e interesse coletivo. Imagine o quão bom seria se todos os nossos expostos entrassem na universidade, ou a universidade entrasse na AVICAFE – Associação das Vítimas Contaminadas pelo Amianto e Famílias Expostas com seu quadro de professores e doutores , com seu departamento de medicina, de farmácia e tantas outras especialidades , se juntando ao IFBA – Instituto Federal da Bahia e a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia , colocando seus mestres em busca de solução científica para os nossos problemas.
Fomos recebidos pelos professores: Marcio Vasconcelos – Bioquímico clínico e Orlando Caíres, diretor do campus da UFBA em Conquista, autor de livros, gestor geral e apoiador do IMS – Instituto Multidisciplinar de saúde Coletiva, que trouxe um brilho aos nossos olhos ao abraçar a nossa causa. A associação foi representada pelo Professor Jânio Rocha, Inácio Teixeira militante no combate ao amianto, Neilma Bastos e Selma Macedo, do grupo Mulheres do Amianto.
Marcio Vasconcelos alerta que não importa dosagem (quantidade de fibras) instaladas no organismo, mas, o amianto associado a outro elemento químico, pode se transformar em um gatilho para diversos tipos de doenças no nosso corpo. O professor Orlando , gestor do campus Anísio Teixeira, fala em desenvolver um compromisso dentro da instituição e criar corpo dentro da UFBA para quem sabe o sonho de termos em Bom Jesus da Serra um hospital escola se transforme em realidade. Segundo Paulo Coelho, “A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”
FONTE: Inácio Teixeira - EDIÇÃO: Inácio Teixeira
Fonte: TV Povo
Cadastrada em 18/07/2018 às 09h58 - Atualizada em 18/07/2018 às 14h32