PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

O projeto abriu uma nova perspectiva na produção científica desenvolvida nas escolas do SESI Bahia, que passou a participar de eventos científicos de outras entidades. O mais importante foi a primeira participação da escola SESI no 3º Encontro de Jovens Cientistas da UFBA.

A partir daí, a instituição passou a investir na produção científica dos estudantes, de forma que, em 2014, o SESI Bahia somava 23 projetos participantes do Encontro de Jovens Cientistas da UFBA. Em 2016, a Iniciação Científica rompeu fronteiras e participou com projetos finalistas na maior Feira Científica do Nordeste, a Fenecit, e estreou na Febrace e na Mostratec, as duas maiores e importantes Feiras de Iniciação Científica do país e América Latina. O destaque em 2016 foi o projeto Bioplástico-Suporte para Plantas, quando três estudantes do SESI Bahia conquistaram a primeira bolsa de iniciação científica júnior do CNPQ.

foto 8 bioplocastico febrace 2016l foto febrace

Estudantes do SESI conquistaram uam vaga na Febrace, em 2016, com pesquisa que desenvolveu um suporte para plantas feito com fécula de mandioca — Foto: Febrace_Divulgação

Estudantes do SESI conquistaram uam vaga na Febrace, em 2016, com pesquisa que desenvolveu um suporte para plantas feito com fécula de mandioca — Foto: Febrace_Divulgação Estudantes do SESI conquistaram uam vaga na Febrace, em 2016, com pesquisa que desenvolveu um suporte para plantas feito com fécula de mandioca — Foto: Febrace_Divulgação Estudantes do SESI conquistaram uam vaga na Febrace, em 2016, com pesquisa que desenvolveu um suporte para plantas feito com fécula de mandioca — Foto: Febrace_Divulgação

Segundo Cléssia Lobo, “os professores só precisaram de estímulos e condições de trabalho para que a pesquisa se tornasse eixo de perfil docente e aprendizagem dos estudantes”. “O projeto Bioplástico não somente ampliou nossos horizontes, mas abriu uma nova perspectiva de desenvolvimento em iniciação científica”, complementa o professor Fernando Moutinho. Era o que faltava para atingir voos mais altos, a partir de 2017, quando três estudantes do SESI Bahia foram finalistas nas duas principais feiras científicas nacionais – Febrace e Mostratec – e conquistaram o passaporte para participar da Intel Isef, nos Estados Unidos.

Veja a matéria também no G1!