PublicaçõesAcompanhe nossas publicações

No dia 26, às 16h, o evento será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e conta com a presença de uma missão asiática, que vem ao Brasil se manifestar contra a tentativa da Eternit de querer exportar o amianto explorado em Minaçu, Goiás, através de sua subsidiária SAMA, mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter proibido a produção, comercialização e utilização do mineral no país em novembro de 2017. Já no dia 27, às 9h, o lançamento acontece no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
 
A obra narra a construção social do banimento do amianto no Brasil a partir do próprio movimento social, que foi se constituindo à medida que as vítimas da "catástrofe sanitária do século XX" foram se tornando visíveis e diagnosticadas corretamente, após um longo período de silêncio epidemiológico, subnotificação e omissão tanto da parte das instituições governamentais, como das ligadas aos empresários.
 
"Ao longo de décadas, quanto mais esclarecimentos sobre os males derivados da exposição ao amianto se faziam conhecidos e eram divulgados, mais as vozes dos expostos cresciam, até formarem coro", explica a autora do livro. "Começaram então a aparecer as pessoas por trás das vozes, cada vez mais engajadas em associações de combate ao amianto que, a partir dos anos 90, foram surgindo por todo país", conta.
 
Com linguagem jornalística-literária, o livro ETERNIDADE dá voz às vítimas sob uma perspectiva coletiva, captada a partir da criação da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), em Osasco (SP), no ano de 1995, e que foram se ampliando em diversos estados brasileiros. Como afirma Eliane Brum em seu prefácio: "este livro é para que os mortos permaneçam vivos, para que os vivos tenham paz. Para que o Brasil não esqueça o que sequer é capaz de lembrar".
 
O livro é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), com apoio do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Secretariado Internacional do Banimento do Amianto (IBAS). A publicação é uma produção da WHIZZ Comunicação Criativa com a coedição da Machado Editorial e da Amarelo-Grão.
 
 
Serviço:
 
Lançamento do livro "Eternidade - A Construção Social do Banimento do Amianto no Brasil"
 
  • 26 de Abril, às 16h
Assembleia Legislativa de SP: Av. Pedro Alvares Cabral, 201, Ibirapuera - SP
 
  • 27 de Abril, às 9h
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região: Rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino, Osasco - SP
София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3